História e Valores

MENSAGEM DO DIRETOR

A ESPRODOURO começou em 2018 uma renovação para um novo caminho após anos de vários desafios. Assim em 2018 e 2019, decidiu assumir-se como uma escolar de reestruturação, reinvenção e renovação em todos os sentidos, com um trabalho hercúleo de base. Agora, para 2025, a ESPRODOURO quer ser uma ESCOLA DE SONHOS!

Queremos proporcionar sonhos e formar sonhadores, queremos alunos de excelência, mas alunos felizes, queremos melhorar a comunidade e internacionalizar o Alto Douro, queremos crescer e evoluir no mundo da educação, sendo uma escola de referência pedagógica a nível nacional.

Por esse motivo o nosso desafio é exponencializar… assim queremos exponencializar os alunos ao quadrado, o crescimento pedagógico ao cubo, a evolução pessoal de cada aluno ao quádruplo e a experiência de ensino/profissional ao quíntuplo. 

Queremos ser mais, melhor, mas acima de tudo, criadores de sonhos felizes. Precisamos de todos, envolvidos nesta nossa família de sonhadores, que pretendem desafiar todos os intervenientes a que o seu sonho, seja o nosso desafio.

O Decreto-Lei n.º 43/89, de 3 de fevereiro, define o princípio de que “a autonomia da escola concretiza–se na elaboração de um projeto educativo próprio, constituído e executado de forma participada, dentro de princípios de responsabilização dos vários intervenientes na vida escolar e de adequação às características e recursos da escola e às solicitações e apoios da comunidade em que se insere.

Para fazer face aos desafios do século XXI no que toca ao ensino e formação profissional é imperativo repensar os seus métodos, estratégias, conceções. É necessário avançar num processo inovador, ousando romper com quadros mentais e metodologias do passado. Reinventar, adaptar e ajustar as práticas pedagógicas ao mundo global em que vivemos é o desafio permanente do ensino, em geral, e do ensino profissional, em particular. 

É esta reflexão que nos propõe Xavier Aragay, fundador do Reimagine Education Lab, projeto que nos convida a observar de um ponto de vista mais alto, com amplitude, captando a diversidade das realidades observadas. Esta capacidade de observar e trabalhar, individual e coletivamente, em função do meio e do indivíduo holisticamente é essencial para o progresso do ensino profissional que queremos para o século XXI.

O Economic World Forum, define as seguintes 10 Habilidades Essenciais para 2022 (fonte: Future of Jobs Report, 2018):

  • Pensamento analítico e inovação
  • Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem individual
  • Criatividade, originalidade e iniciativa
  • Design de tecnologia e programação
  • Pensamento crítico e análise
  • Capacidade de resolução de problemas complexos
  • Liderança e influência social
  • Inteligência emocional
  • Raciocínio, resolução de problemas e ideação
  • Análise de sistemas e avaliação

Além dessas habilidades necessárias, o mesmo relatório identifica as 10 habilidades que estão em declínio e que cada vez serão mais “dispensáveis” pelo mercado de trabalho, ou seja, as capacidades que estão em declínio pelo mercado de trabalho:

  • Destreza manual, resistência e precisão
  • Habilidades de memória, auditivas, verbais e espaciais
  • Gestão de recursos financeiros e materiais
  • Instalações tecnológicas e manutenção
  • Leitura, escrita, matemática e escuta ativa
  • Gestão de recursos humanos
  • Controlo de qualidade e conscientização de segurança
  • Coordenação e gestão de tempo
  • Habilidades visuais, auditivas e de discurso
  • Uso, monitoramento e controlo de tecnologia

Com base nestes dados e após uma reflexão profunda,, o novo projeto educativo da ESPRODOURO prende-se com o desenvolvimento de uma escola que apresente novos métodos de aprendizagem, através de currículos que assegurem uma base educativa para todos, pautados nos  princípios da autonomia e flexibilidade curricular para uma contínua adaptação e desenvolvimento de novas competências. Nesta linha de pensamento, deve-se continuar a apostar na diferenciação, procurando construir o seu próprio “currículo”, a sua própria identidade, apostando na criação de um plano educativo inovador, que descubra a motivação dos alunos procurando responder às necessidades da comunidade local, preparando os alunos para habilidades para o futuro.

Outra razão para o desenvolvimento do Projeto Educativo 2019/2022 está relacionada com a implementação do sistema de certificação da qualidade alinhado com o Quadro EQAVET, que  pretende ser, antes de mais, um documento interno que promova a melhoria contínua dos processos e dos resultados do ensino profissional ministrado na ESPRODOURO. Este novo projeto educativo foi desenvolvido em consonância com os preceitos do Quadro EQAVET, contendo as orientações gerais das mudanças em curso neste estabelecimento de ensino e, ao mesmo tempo, firma o compromisso da escola com a qualidade da oferta do ensino e formação profissional (EFP) que oferece.

A escola tem que mudar do paradigma do conhecimento, onde o valor maior era o conteúdo teórico de base, para o paradigma da sabedoria, ou seja, hoje o conteúdo está disponível e acessível a todos, faltando aprender a utilizar o correto e necessário para gerar valor com esse mesmo conhecimento. Citando o Sr. Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa, “conhecimento é saber que o tomate é um fruto, sabedoria, é saber que a salada de frutas não leva tomate!

Por isso queremos criar uma escola com base nos afetos, focada no trabalho em grupo por projetos, baseada em problemas e estudos de caso, com um compromisso de ajudar os alunos a crescerem e os profissionais do ecossistema escolar a terem um futuro com qualidade de vida! Por isso apostamos em EXPONENCIAR uma ATITUDE COM FELICIDADE!

Fernando Rodrigues

HISTORIA DA ESPRODOURO

A ESPRODOURO – Escola Profissional do Alto Douro, cuja entidade proprietária é a ASDOURO – Associação de Desenvolvimento do Ensino e Formação Profissional do Alto Douro, tem a sua sede na Rua Oliveira dos Amores em São João da Pesqueira e tem por finalidade ministrar formação profissional e outras atividades educativas no âmbito do Decreto-Lei 92/2014 de 20 junho, tendo a Autorização Prévia de Funcionamento n.º 73, desde o ano de 1995, dispondo desde 2001 de um Gabinete de Inserção na Vida Ativa. Tem, assim, conseguido uma relação de proximidade com as entidades recetoras de formandos em formação em contexto de trabalho, e com as entidades empregadoras, promovendo/procurando as ofertas, e dando resposta às solicitações. Desta proximidade nascem diagnósticos de necessidades que levam a construir propostas de planos de formação de acordo com as necessidades de escolarização e qualificação.

Público-Alvo da ESPRODOURO

Em 2018, assumimos ser a “escola para os alunos que não gostam da escola”. Esta afirmação destinou-se a mostrar que esta escola é diferente nas metodologias de ensino, reforçando que podemos gostar de estar na escola e que é possível desfrutar do ensino. 

Esta estratégia que elencou no slogan “O teu sonho é o nosso desafio!”, pretende captar as gerações Z (Boomlets – nascidos entre 2000 e 2010) e a geração A (Alpha – nascidos entre 2010 e 2020)  onde o paradigma do conhecimento perdeu valor, dando lugar ao paradigma da pratica, da sabedoria, onde se pretende crescer sobre o conhecimento partilhado, onde os valores e a partilha vale mais do que a posse do conhecimento. 

Enfrentamos o desafio de uma renovação de gerações, com uma evolução tecnológica, numa região onde esse processo avança de forma mais lenta, mas onde o nosso interesse é a fidelização e a criação de espaço para as novas gerações poderem realizar os seus sonhos adequados à realidade das suas gerações.

VALORES

Os Valores são o conjunto de características que uma pessoa, uma empresa ou uma organização possuem que regem a forma como estas entidades se comportam e interagem entre si. Os valores estão relacionados com a visão moral que as pessoas têm do mundo aplicadas em suas vidas e organizações, formando as diretrizes que vão constituir um conjunto de regras pelas quais é possível estabelecer uma boa convivência em sociedade.

Na ESPRODOURO, as nossas salas de aula não são identificadas por números nas portas de entrada, mas são representadas sim por valores estampados nas suas paredes. Valores estes que privilegiam a construção da dignidade individual e do respeito pelo social que são postos em prática através das atitudes em ambiente escolar.

Através desses valores, professores, alunos, colaboradores, estruturas diretivas, e ainda, empresas, pais, encarregados de educação e comunidade envolvente reconhecem na escola não somente um lugar de construção de saberes, como também um espaço de formação integral do indivíduo.

Os valores definidos determinam como será direcionada a sua gestão escolar, contribuindo para que todo ecossistema ESPRODOURO se identifique e sinta confiança na escola. Como nenhum valor é mais importante do que outro, são descritos abaixo em ordem alfabética aqueles que a escola ambiciona fomentar::

Autonomia

Refere-se ao valor que reconhece o direito de um indivíduo tomar decisões livremente, ter sua liberdade, independência moral ou intelectual.. Mas, esta capacidade de se diferenciar implica que seja capaz de se relacionar e interagir com o meio que a envolve. NA ESPRODOURO, a autonomia não significa independência, mas sim interdependência.

Esperança

Na ESPRODOURO a esperança não é a última a morrer, como diz o dito popular. A esperança é o estado em que se crê que aquilo que se deseja ou pretende é possível. Quem tem esperança considera que pode conseguir algo ou alcançar um determinado fim e na ESPRODOURO não é por acaso que  um dos nosso lemas é “O teu sonho é o nosso desafio”. 

Felicidade

O Projeto Educativo da ESPRODOURO baseia-se no “Ecossistema da Felicidade”. As pessoas mais felizes têm mais saúde, maior longevidade, melhores relacionamentos e maior sucesso pessoal e profissional. A escola vai trabalhar a felicidade no ambiente escolar, pois sendo feliz na escola, podemos aprender a ser feliz na vida!

Força

É claro que o fato de “nunca desistir” é fundamental para a aprendizagem, mas para desenvolver essa mentalidade, é preciso esforço e mudança de atitude dentro da comunidade escolar. Na ESPRODOURO, nunca desistimos perante as adversidades, buscando sempre superar a nós próprios para encontrar soluções que ultrapassem os momentos difíceis em contexto de escola.

Fraternidade

Fraternidade é o laço de união entre todos, fundado no respeito pela dignidade da pessoa humana e na igualdade de direitos entre todos os seres humanos. Na ESPRODOURO promovemos o afeto em relação ao próximo, a boa convivência e a harmonia entre as pessoas.

Gratidão

A gratidão é o que sente uma pessoa ao estimar o reconhecimento por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor. Gratidão é a capacidade de reconhecer que alguém nos deu algo generosamente. É um agradecimento que gera o aumento da felicidade.

Na ESPRODOURO transmitimos ensinamentos de gratidão aos jovens como uma forma de investimento válido.

Afinal de contas, gratidão gera gratidão! Para agradecer, precisamos de aprender!

Honestidade

A honestidade só tem valor quando praticada e não apenas esperada. A ESPRODOURO considera que “colhemos tudo o que plantamos” na educação, neste sentido, a escola não mede esforços incentivar a qualidade de ser verdadeiro evitando a mentira e a fraude. 

Igualdade

A ESPRODOURO busca o desenvolvimento de uma escola que combata todas as formas de discriminação, favorecendo um ambiente de tolerância informada e  crítica, respeitando a diferença e incentivando o conceito de escola inclusiva.

Inovação

Segundo Jaume Carbonell,  “A inovação das escolas e dos professores é uma autêntica aventura, uma viagem apaixonante marcada de dificuldades, paradoxos e contradições, mas também de possibilidades e satisfações”. A ESPRODOURO tem trabalhado para criar projetos inovadores, tanto a nível pedagógico como na óptica dos equipamentos da escola. A introdução de aulas práticas ministrada pelo Google Classroom, em que cada aluno possui um computador híbrido com acesso a internet em banda larga, são os melhores exemplos de inovação na escola.

Justiça

O conceito de justiça está fundamentado em certos preceitos morais e políticos que cuidam de questões como igualdade e garantia de direitos. A justiça na ESPRODOURO é um valor que visa promover igualdade de direitos e deveres, buscando alcançar o equilíbrio de forma imparcial em relação os interesses e oportunidades existentes na comunidade educativa.

Lealdade

A palavra lealdade é uma virtude que custa encontrar no mundo e na sociedade que vivemos nos dias de hoje. A lealdade na escola deve ser o compromisso voluntário que se adquire com algo ou alguém nos bons e maus momentos e é recomendável que os alunos conheçam bem o significado deste valor. Na ESPRODOURO, fomentamos a união do respeito, da compreensão, confiança, sinceridade e do compromisso, valores que podem se unir e que são fundamentais na hora de se relacionar com os outros.

Liberdade

Ter liberdade na escola é poder expressar suas opiniões e anseios sem medo de represália. No entanto, não podemos confundir liberdade com libertinagem e abusar deste valor tão importante, não só à escola como para toda sociedade. Na ESPRODOURO, o princípio da liberdade é transversal a toda comunidade escolar, pois dessa forma podemos contar com a participação de todos para construir uma escola melhor.

Otimismo

Otimista é aquela pessoa que acredita que tudo vai dar certo, que nada é considerado impossível. A escola deve assumir uma postura otimista, de maneira a ter atitudes seguras, em face aos problemas humanos e sociais, e considerá-los passíveis de uma solução positiva. Na ESPRODOURO acreditamos que a confiança é fundamental na formação dos nossos alunos e, por isso, defendemos que resultará o melhor possível.

Responsabilidade 

A responsabilidade demonstra a qualidade do que é responsável, ou obrigação de responder por atos próprios ou alheios, ou por uma coisa confiada. Na ESPRODOURO, a responsabilidade por um ensino de qualidade é um compromisso que deve ser assumidos por todos os agentes escolares e comunidade envolvente, pois somente dessa maneira atingimos os fins destinados à educação.

Solidariedade

A escola é uma entidade que trabalha para o bem comum de um grupo alargado de pessoas, professores, alunos, auxiliares de educação, encarregados de educação, entidades/empresas e comunidade local. A ESPRODOURO busca cultivar a solidariedade como o valor que mais e melhor fará desenvolver a região envolvente e o mundo, moldando com um caráter cada vez mais humano.

Tolerância

Ser tolerante é o mesmo que ser respeitador, bondoso e atencioso com os demais. É uma qualidade pessoal que se define pelo respeito das ideias, crenças ou práticas dos outros, ainda que diferentes e contrárias às nossas. Na ESPRODOURO, ser tolerante é ser condescendente com alguém, aceitando e admitindo a diferença ou a diversidade, respeitando sempre a opinião dos outros.

Verdade

O princípio da veracidade deverá nortear todos os projetos educativos. A ESPRODOURO, procurar constante e incansável a verdade, pelo saber e pelo ensino, e faz dessa procura o eixo central da sua missão como escola.