5 dicas para estudares para os Exames Nacionais

Com a aproximação dos exames nacionais sabemos que a tua preocupação é só uma: dar o teu melhor e conseguir bons resultados.

Compreendemos que estudar para os exames nacionais pode parecer-te uma tarefa difícil, até porque estes podem decidir o teu futuro académico. No entanto esta tarefa é facilmente ultrapassada quando utilizas os métodos e as técnicas mais adequadas.

À medida que o tempo passa os nervos são cada vez maiores, os dias passam cada vez mais rápido e não consegues ter mãos a medir para tudo aquilo que tens de estudar. Sabemos o quão importante esta fase é para ti e por isso partilhamos contigo 5 dicas para que possas rentabilizar o teu tempo de estudo da melhor forma.


1. Começa por organizar o teu espaço

O local de estudo é importantíssimos, deves escolher um local onde te sintas confortável mas produtivo, de preferência um sítio onde sabes que não vais ser incomodado. Este local deve ser fixo para que desta forma o teu cérebro associe esse sítio a um momento de estudo.

Prepara todo o material que vais necessitar durante este período, canetas, sublinhadores, materiais impressos, etc… para assim não teres desculpa para abandonar o local de estudo nem que seja só por alguns minutos. 


2. Cria metas diárias

Fazer um plano de estudos é das melhores dicas que te podemos dar. Deves começar por dividir a matéria por temas dando mais destaque aqueles que tens mais dificuldade e não te esqueças de não deixar nenhum tema de fora!

Este plano deve incluir não só as metas diárias como também o número de horas que deves dedicar a cada matéria, para assim saberes exatamente quanto tempo precisas de estudar por dia e desta forma criares uma rotina.


3. Elimina distrações

Antes de começares a estudar deves eliminar todas as possíveis distrações de perto de ti. Coloca todos os aparelhos tecnológicos offline e se for preciso coloca-os dentro de uma gaveta. Caso utilizes o computador mantém apenas abertos os separadores necessários ao estudo.

Assim que terminares a sessão de estudo tens todo o tempo disponível para teclares à vontade.


4. Faz pausas

Um dos métodos mais eficazes é estudar em blocos de 25min e pausas de 5min, porém isso não funciona para toda a gente e deves tentar adequar o tempo de estudo às tuas necessidades. Se o teu corpo ou a tua mente precisam de mais tempo para descansar não hesites em dar-lhes esse tempo. Essa pausa não vai ser tempo perdido pois quando regressares ao estudo vais te sentir com as energias recarregadas e mais predisposto para aprenderes.

Não adianta tentares estudar horas e horas a fio para compensares o tempo perdido pois é impossível manter a concentração por um longo período de tempo e estás a autossabotar-te.

Fazer pausas é importante no entanto estas não podem ser maiores que o teu tempo de estudo!


5. Explica a matéria a outra pessoa

Este método é um dos mais eficazes no que toca à aprendizagem e memorização da matéria. Experimenta com alguém da tua família ou então junta o teu grupo de amigos e explica-lhes a matéria em “mini aulas”.

Segundo a pirâmide de aprendizagem de William Glasser 95% do conhecimento é apreendido quando ensinamos outra pessoa, por isso mesmo que aches que não vai resultar ou que esta não é a melhor técnica para ti desafio-te pelo menos a tentares.

No entanto podes sempre usar outros métodos que achas que funcionem melhor para ti, se és uma pessoa visual por exemplo, mapas mentais serão uma grande ajuda.


5 aplicações para te ajudarem na preparação para os exames

  1. GoConqr – Esta é uma aplicação bastante completa, permite não só a criação do teu plano de estudos como também a criação de questionários, mapas mentais, testes, e ainda notas. Se preferires estudar com amigos esta aplicação ainda te dá a possibilidade de criares grupos de estudo online.
  2. SelfControl – Não esta diretamente relacionada com o estudo, no entanto ajuda-te a estares concentrado sem distrações. Esta aplicação bloqueia sites e redes sociais para assim não teres desculpas para não estudares!
  3. Trello – Esta aplicação esta mais relacionada com a organização do  estudo, permite criar tarefas e check-lists de tudo aquilo que tens para fazer e ainda as organiza num calendário. Pode ser usada tanto no telemóvel como no computador.
  4. Evernote – Uma espécie de caderno virtual onde é possível registar e organizar os conteúdos que tens para estudar em diferentes formatos, existe ainda a possibilidade de inserir imagens, PDFs, apresentações e gravar áudios.
  5. Forest: Mantenha o foco – Como o nome da aplicação diz ela a ajuda-te a manter o foco e concentração, a única tarefa que tens é manter-te afastado do teu telemóvel o máximo de tempo possível. Esse tempo funciona como água que rega uma planta, quanto mais tempo te manteres distante do telemóvel mais depressa a árvore cresce e quando das por ti plantaste uma floresta!

Boa Sorte!

Informações

Leave a Reply