Alunos Internacionais na ESPRODOURO

A Escola Profissional do Alto Douro – ESPRODOURO – considerando o seu Projeto Educativo 2020-2030 e uma das suas Linhas de Ação Estratégica iniciou o seu processo de internacionalização para trazer cinquenta alunos internacionais no próximo ano letivo 2021/2022, para São João da Pesqueira.

Para Fernando Rodrigues, diretor pedagógico da ESPRODOURO, “Este processo de internacionalização é uma prova de que a nossa escola é atrativa, dinâmica e orientada para o mundo”, ainda nas palavras do diretor “A vinda destes alunos é ainda um marco e um fomento para o dinamismo da região e da promoção do território”.

Os países como Brasil, Cabo Verde e ainda São Tomé e Príncipe têm sido neste projeto de internacionalização os principais parceiros para essa mobilidade de alunos. Segundo Fernando Rodrigues, diretor pedagógico da ESPRODOURO “internamente, criamos uma equipa com professores para agilizar uma netwroking de parceiros institucionais nos vários países, e assim estabelecer esse contacto e acompanhamento”.

Os alunos esperados podem optar por ingressar nos cursos profissionais que a escola oferece, desde Técnico de Cozinha/Pastelaria, Técnico de Auxiliar de Saúde, Técnico Vitivinícola, Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, Técnico de Comunicação e Serviço Digital para realizarem o percurso do ensino secundário.

A ESPRODOURO pôs em marcha um processo completo de apoio ao aluno internacional, com uma rigorosa seleção de candidatos (onde os resultados escolares do último ano são vetor fundamental, entre outros), entrevistas online, apoio no processo burocrático e documental, bem como na logística para a viagem e estadia.  Existirá um acompanhamento in loco reforçado para esses alunos, assegurando alojamento e alimentação para o período letivo.

“Os candidatos têm demonstrado muita motivação e desejo de virem para a ESPRODOURO, conhecer a região e seguir áreas profissionais que nem sempre estão ao alcance nos seus países de origem”, como indica Sílvia Varela, uma das professoras envolvidas no processo.

Estes alunos, tal como todos os alunos da escola poderão usufruir de vários benefícios, percurso escolar gratuito com 70% de aulas práticas, experiências em empresas da região e internacionalmente, uso do Google Workspace e ainda fardas e alguns equipamentos para as aulas práticas.

Informações

2 Responses
  1. Nauza Angela

    Gostaria de fazer parte deste grupo porque a escola desperta o meu interesse é gosto de trabalhar em equipa e a escola demostra isso o esprodouro é uma escola de sonhar gostaria muito de alegrar os meus conhecimento para eu poder contribuiu para o desenvolvimento do meu pais daqui a 3 anos agradeço desde já a vossa atenção e espero entra em contato com vocês para saber mas sobre a escola

Leave a Reply