Como é ser Auxiliar de Saúde em Portugal?

O auxiliar de saúde tem a função de auxiliar na prestação de cuidados de saúde aos utentes, na recolha e transporte de amostras biológicas, na limpeza, higienização e transporte de roupas, materiais e equipamentos, na limpeza e higienização dos espaços e no apoio logístico e administrativo das diferentes unidades e serviços de saúde, sob orientações do profissional de saúde.

Em Portugal esta profissão apresenta salários muito pouco promissores, especialmente para os que trabalham no Serviço Nacional de Saúde. Muitos profissionais com mais de 10 anos de experiência continuam a receber o mesmo que no início de carreira. No entanto Portugal continua a ser uma referência no que trata a cuidados de saúde, sendo esta uma área bastante prestigiada.

Este profissional tem como funções:

  • Auxiliar na prestação de cuidados aos utentes, de acordo com orientações do enfermeiro.
  • Auxiliar nos cuidados post-mortem, de acordo com orientações do profissional de saúde.
  • Assegurar a limpeza, higienização e transporte de roupas, espaços, materiais e equipamentos, sob a orientação de profissional de saúde.
  • Assegurar atividades de apoio ao funcionamento das diferentes unidades e serviços de saúde
  • Auxiliar o profissional de saúde na recolha de amostras biológicas e transporte para o serviço adequado, de acordo com normas e/ou procedimentos definidos.

O auxiliar de saúde pode trabalhar em Centros de Saúde; Centros de Análises e Imagiologia; Hospitais públicos ou privados; clínicas; lares entre outros.

Informações

Leave a Reply