Como é ser cozinheiro/ pasteleiro em Portugal?

A formação de cozinheiro/pasteleiro permite adquirir conhecimentos e competências técnicas na área de produção de Cozinha/Pastelaria, tendo uma abordagem mais prática segundo as exigências atuais do mercado.

Um cozinheiro/ pasteleiro é o profissional responsável pela confeção dos mais diversos pratos culinários (entrada, prato principal, acompanhamento, sobremesa). Mas as suas funções não ficam por aqui, podem ainda ter como função:

  • Programar, preparar e confecionar pratos de acordo com receitas ou sob a ordem do chefe de cozinha no caso de hotéis, restaurantes e outros locais;
  • Preparação de todos os alimentos para a confeção (corte de carnes, temperos);
  • Supervisionar o trabalho dos ajudantes de cozinha;
  • Confirmar se os alimentos se encontram em bom estado para confeção;
  • Cumprir as normas de higiene e limpeza do espaço de cozinha;
  • Saber usar equipamentos de cozinha (grelhadores; chapas; frigideiras).

Um cozinheiro/ pasteleiro pode trabalhar em restaurantes; hotéis; eventos; pastelarias; padarias; entre outros, sendo o setor hoteleiro um dos mais vantajosos.

As melhores cidades para este profissional encontrar um emprego em Portugal são Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Amadora, Braga e Coimbra. Tendo em conta que algumas ofertas de trabalho requerem um nível de educação superior.

Esta é uma profissão onde há alguma competição e onde o salário nos primeiros anos, em Portugal, pode não chegar aos 800€ mensais, no entanto com a experiência o salário vai subindo, havendo também a hipótese de progressão na carreira.          


“Infelizmente, na nossa área, está muito enraizada a ideia de que tens de viver para a cozinha, para o trabalho. Só és bom se fores completamente obcecado por ele. Não acho que tenha de ser assim.” Chef Pasteleiro Carlos Fernandes

(in Observador 2021)

Informações

Leave a Reply