II Festival Enogastronómico ESPRODOURO

A segunda edição do certame Festival Enogastronómico ESPRODOURO decorrerá em Paredes da Beira – São João da Pesqueira, nas Montanhas Douro no dia 10 de julho de 2021.

Na ESPRODOURO e no âmbito da celebração dos nossos 25 anos, e segundo Fernando Rodrigues, diretor pedagógico “somos muito inspirados pelo desafio que tem sido lançado pelo Ministério da Educação e nesse sentido, realizamos um projeto integrador que engloba toda a comunidade estudantil, stakeholders e parceiros regionais”.

O evento conta com o apoio da Autarquia de São João da Pesqueira, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo e com diversos produtores de vinho da região. Este evento decorrendo como Projeto Integrador da Escola, culmina com o final das defesas de PAP e com o final do ano letivo.

Para Cristina Pinto, coordenadora pedagógica “Todo o evento será uma prova para todos os alunos da escola, onde em cada componente da sua aprendizagem vão ficar responsáveis pela organização do referido evento. Os mentores serão os orientadores dos nossos alunos e os nossos convidados são empresas e entidades regionais/nacionais estakeholders regionais que empregam e recebem em estágio os nossos alunos”.

O evento contará com secretários de estado, vários dignatários da ANQEP e do POCH, diretores de escolar e de vários diretores de hotéis e restaurantes da região centro e norte do país. Marcarão ainda presença delegações de Cabo Verde (IEFP) e vários chef’s/enólogos da região.

Este festival será composto pelo seguinte programa:

  • 16:00h – Início da Feira e Mostra de Vinhos do Douro 
  • 17:30h – Concurso Vinho ESPRODOURO 2021 (Branco, Tinto e Porto) com provadores 
  • 19:00h – Sessão de Abertura do Festival pelas entidades oficiais e entradas volantes com cocktail de Boas Vindas20:00h – Jantar EnoGastronómico com 5 momentos harmonizados por 5 chef’s (ex-alunos ESPRODOURO), com 5 enólogos e 5 alunos ESPRODOURO
  • Abertura – Chef de Sala Pedro Alves (aluno) apresenta Prova de Azeites (Fábrica Douro) com Porto Branco Tónico pelo Enólogo João Almeida (Quinta do Pessegueiro)
  • Momento 1 – Master Chef António Costa (aluno) acompanhado pelo Chef Guilherme Nascimento (Cozinha da Clara – Qta. de la Rosa) harmonizado com vinho branco pelo enólogo Rui Reboredo Madeira
  • Momento 2 – Master Chef Sandrina Matos (aluna) acompanhada pelo Chef Fábio Paiva (Museu do Douro) harmonizado com vinho rosé pelo enólogo Rui Soares (Real Companhia Velha)
  • Momento 3 – Master Chef Rodrigo Amado (aluno) acompanhado pelo Chef Tiago Moutinho (Castas e Pratos) harmonizado com vinho espumante pela enóloga Rita Ferreira (Quinta do Ventozelo)
  • Momento 4 – Master Chef Mário Lopes (aluno) acompanhado pelo Chef Bruno Costa (Consultor Gastronómico) harmonizado com vinho tinto pela enóloga Joana Pinhão (Quinta da Ferradosa)
  • Momento 5 – Master Chef Mariana Mendes (aluna) acompanhada pela Chef Alexandra Pinto (Hotel Pousada de Viseu – Pestana) harmonizado com vinho porto tinto pela enóloga Cláudia Quevedo (Quevedo)
    * Os nomes dos vinhos a harmonizar e os pratos não foram mencionados por fazer parte da experiência.
  • 23:00h – Comunicação e Entrega dos Prémios Melhor Vinho ESPRODOURO 2021 com momento lúdico de encerramento do ano letivo

Em resultado de todas as contingências impostas aos espaços devido ao COVID-19, o espaço onde terá lugar o evento está limitado em vagas, pedimos assim que contacte a escola para marcar presença.

Informações

Leave a Reply