MENSAGEM DO DIRETOR

"ESPRODOURO quer ser uma ESCOLA DE SONHOS!"

A ESPRODOURO começou em 2018 uma renovação para um novo caminho após anos de vários desafios. Assim em 2018 e 2019, decidiu assumir-se como uma escolar de reestruturação, reinvenção e renovação em todos os sentidos, com um trabalho hercúleo de base. Agora, para 2025, a ESPRODOURO quer ser uma ESCOLA DE SONHOS! Queremos proporcionar sonhos e formar sonhadores, queremos alunos de excelência, mas alunos felizes, queremos melhorar a comunidade e internacionalizar o Alto Douro, queremos crescer e evoluir no mundo da educação, sendo uma escola de referência pedagógica a nível nacional. Por esse motivo o nosso desafio é exponencializar… assim queremos exponencializar os alunos ao quadrado, o crescimento pedagógico ao cubo, a evolução pessoal de cada aluno ao quádruplo e a experiência de ensino/profissional ao quíntuplo.  Queremos ser mais, melhor, mas acima de tudo, criadores de sonhos felizes. Precisamos de todos, envolvidos nesta nossa família de sonhadores, que pretendem desafiar todos os intervenientes a que o seu sonho, seja o nosso desafio.

Fernando Rodrigues

HISTORIAL DA ESCOLA

1995
CRIAÇÃO DA ESCOLA ESCOLA

Escola Profissional de São João da Pesqueira

1999
ASSOCIAÇÃO DE PAIS

Convidada para a constituição da ASDOURO

2004
CURSOS NOVAS OPORTUNIDADES

Abertura dos cursos de formação de adultos

2017
CENTRO QUALIFICA

Criação do Centro Qualifica

2018
RENOVAÇÃO E ESTRATÉGIA

Renovação da marca, estratégia pedagógica e plano de expansão

O Decreto-Lei n.º 43/89, de 3 de fevereiro, define o princípio de que “a autonomia da escola concretiza–se na elaboração de um projeto educativo próprio, constituído e executado de forma participada, dentro de princípios de responsabilização dos vários intervenientes na vida escolar e de adequação às características e recursos da escola e às solicitações e apoios da comunidade em que se insere.

Para fazer face aos desafios do século XXI no que toca ao ensino e formação profissional é imperativo repensar os seus métodos, estratégias, conceções. É necessário avançar num processo inovador, ousando romper com quadros mentais e metodologias do passado. Reinventar, adaptar e ajustar as práticas pedagógicas ao mundo global em que vivemos é o desafio permanente do ensino, em geral, e do ensino profissional, em particular. 

É esta reflexão que nos propõe Xavier Aragay, fundador do Reimagine Education Lab, projeto que nos convida a observar de um ponto de vista mais alto, com amplitude, captando a diversidade das realidades observadas. Esta capacidade de observar e trabalhar, individual e coletivamente, em função do meio e do indivíduo holisticamente é essencial para o progresso do ensino profissional que queremos para o século XXI.

O Economic World Forum, define as seguintes 10 Habilidades Essenciais para 2022 (fonte: Future of Jobs Report, 2018):

  • Pensamento analítico e inovação

  • Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem individual

  • Criatividade, originalidade e iniciativa

  • Design de tecnologia e programação

  • Pensamento crítico e análise

  • Capacidade de resolução de problemas complexos

  • Liderança e influência social

  • Inteligência emocional

  • Raciocínio, resolução de problemas e ideação

  • Análise de sistemas e avaliação

Além dessas habilidades necessárias, o mesmo relatório identifica as 10 habilidades que estão em declínio e que cada vez serão mais “dispensáveis” pelo mercado de trabalho, ou seja, as capacidades que estão em declínio pelo mercado de trabalho:

  • Destreza manual, resistência e precisão

  • Habilidades de memória, auditivas, verbais e espaciais

  • Gestão de recursos financeiros e materiais

  • Instalações tecnológicas e manutenção

  • Leitura, escrita, matemática e escuta ativa

  • Gestão de recursos humanos

  • Controlo de qualidade e conscientização de segurança

  • Coordenação e gestão de tempo

  • Habilidades visuais, auditivas e de discurso

  • Uso, monitoramento e controlo de tecnologia

Com base nestes dados e após uma reflexão profunda,, o novo projeto educativo da ESPRODOURO prende-se com o desenvolvimento de uma escola que apresente novos métodos de aprendizagem, através de currículos que assegurem uma base educativa para todos, pautados nos  princípios da autonomia e flexibilidade curricular para uma contínua adaptação e desenvolvimento de novas competências. Nesta linha de pensamento, deve-se continuar a apostar na diferenciação, procurando construir o seu próprio “currículo”, a sua própria identidade, apostando na criação de um plano educativo inovador, que descubra a motivação dos alunos procurando responder às necessidades da comunidade local, preparando os alunos para habilidades para o futuro.

Outra razão para o desenvolvimento do Projeto Educativo 2019/2022 está relacionada com a implementação do sistema de certificação da qualidade alinhado com o Quadro EQAVET, que  pretende ser, antes de mais, um documento interno que promova a melhoria contínua dos processos e dos resultados do ensino profissional ministrado na ESPRODOURO. Este novo projeto educativo foi desenvolvido em consonância com os preceitos do Quadro EQAVET, contendo as orientações gerais das mudanças em curso neste estabelecimento de ensino e, ao mesmo tempo, firma o compromisso da escola com a qualidade da oferta do ensino e formação profissional (EFP) que oferece.

A escola tem que mudar do paradigma do conhecimento, onde o valor maior era o conteúdo teórico de base, para o paradigma da sabedoria, ou seja, hoje o conteúdo está disponível e acessível a todos, faltando aprender a utilizar o correto e necessário para gerar valor com esse mesmo conhecimento. Citando o Sr. Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa, “conhecimento é saber que o tomate é um fruto, sabedoria, é saber que a salada de frutas não leva tomate!

Por isso queremos criar uma escola com base nos afetos, focada no trabalho em grupo por projetos, baseada em problemas e estudos de caso, com um compromisso de ajudar os alunos a crescerem e os profissionais do ecossistema escolar a terem um futuro com qualidade de vida! Por isso apostamos em EXPONENCIAR uma ATITUDE COM FELICIDADE!

Fernando Rodrigues

HISTÓRIA DA ESPRODOURO

A ESPRODOURO – Escola Profissional do Alto Douro, cuja entidade proprietária é a ASDOURO – Associação de Desenvolvimento do Ensino e Formação Profissional do Alto Douro, tem a sua sede na Rua Oliveira dos Amores em São João da Pesqueira e tem por finalidade ministrar formação profissional e outras atividades educativas no âmbito do Decreto-Lei 92/2014 de 20 junho, tendo a Autorização Prévia de Funcionamento n.º 73, desde o ano de 1995, dispondo desde 2001 de um Gabinete de Inserção na Vida Ativa. Tem, assim, conseguido uma relação de proximidade com as entidades recetoras de formandos em formação em contexto de trabalho, e com as entidades empregadoras, promovendo/procurando as ofertas, e dando resposta às solicitações. Desta proximidade nascem diagnósticos de necessidades que levam a construir propostas de planos de formação de acordo com as necessidades de escolarização e qualificação.

Público-Alvo

Em 2018, assumimos ser a “escola para os alunos que não gostam da escola”. Esta afirmação destinou-se a mostrar que esta escola é diferente nas metodologias de ensino, reforçando que podemos gostar de estar na escola e que é possível desfrutar do ensino.

Esta estratégia que elencou no slogan “O teu sonho é o nosso desafio!”, pretende captar as gerações Z (Boomlets – nascidos entre 2000 e 2010) e a geração A (Alpha – nascidos entre 2010 e 2020)  onde o paradigma do conhecimento perdeu valor, dando lugar ao paradigma da pratica, da sabedoria, onde se pretende crescer sobre o conhecimento partilhado, onde os valores e a partilha vale mais do que a posse do conhecimento. 

Enfrentamos o desafio de uma renovação de gerações, com uma evolução tecnológica, numa região onde esse processo avança de forma mais lenta, mas onde o nosso interesse é a fidelização e a criação de espaço para as novas gerações poderem realizar os seus sonhos adequados à realidade das suas gerações.